quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Teorias Demográficas

Teoria Malthusiana (1789) - 38 anos após 1ª Revolução Industrial

Crianda por Thomas Malthus, relacionava o cresimento populacional com a produção de alimentos. Concluiu-se que o chegaria um dado momento no qual a produção de alimentos seria insuficiente para suprir as necessiadades da populçao global; devido ao crescimento em Progressão Geométrica da população e ao cresicmento em Progressão Aritméticva dos alimentos.

A solução proposta foi a diminuição da população atravéz de guerras, epidemias e jejum sexual. Porém não foi levado em conta o desenvolvimento industrial pelo qual o homem estava passando ( na época a 1ª Revolução Industrial) o que levaria, atravéz da mecanização do campo, produção de transgênicos e adubos, ao aumento da proidutividade da lavoura, solucionando em partes o problemas de produção.

Teoria Neomalthusiana

Os neomalthisianos relacionavam o crescimento populacional com o desenvolvimento econômico, salientando que o excesso de população era a causa da pobreza de um país.


Num país com excesso de população há um grande gasto do dinheiro poúblico com saúde e outros setores que não contribuiam para o alavancamento da economia, eles ainda sugavam parte das verbas que estavam destinadas à investimentos em setores que realmente davam lucro. Dessa forma quanto maior era a população maior eram os gastos. Estimou-se então a renda "per capita" como parâmetro de divisão entre desenvolvidos e sub-desenvolvidos; a renda "per capita" era o resultado da divisão do PIB (Produto Interno Bruto) pelo número de habitantes.


No entando não era analisada a destribuição desse dinheiro; o país poderia ter um grande lucro mas se ele não fosse repassado para a população o aumento populacional continuaria. Por essa razão a Teoria neomalthusiana é falha.

Teoria reformista ou Marxista

Analisa o cresimento populacional com a qualidade de vida das famílias. O crescimento populacional e pricipalmente das massas era fruto do abandono do governo, da falta de investimentos e tentativas de melhora na qualidade e do padrão de vida desseas famílias; uma vez que, de forma geral, as famílias instruidas e educadas não possuiam um grande número de filhos devido á consciência das dificuldades de manter a famíia nesse padão de vida.

Portanto o crescimento das massas é fruto da ignorância da mesma quanto a própria dificuldade de se criar um filho. Cabe ao governo levar as informções necessárias para instrução; pois com a instrução o planejamento familiar virá espontaneamente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário